Entenda quando é hora de realizar limpeza de bico injetor

Se você tem carro, certamente já ouviu falar de bico injetor, bico de injeção ou, simplesmente, injetor.

 

O fato é que, para que o veículo funcione normalmente, é preciso que os bicos injetores se encontrem dentro das condições adequadas. Do contrário, problemas serão frequentes. Mas, como saber quando é a hora de realizar a limpeza de bico injetor?

 

Não se trata de algo difícil. De acordo com especialistas do setor, o próprio veículo apresentará sinais de que se trata da hora de realizar a limpeza de bico injetor e também fazer os testes de desempenho. Aliás, tais sinais são facilmente perceptíveis, como explicaremos a seguir.

 

A função dos injetores

 

Antes de entrarmos na questão da limpeza de bico injetor, é preciso destacar que o serviço deve ser acompanhado de testes adicionais, o que garante a máxima eficiência da peça.

 

Afinal, os bicos injetores são os responsáveis por pulverizar o combustível na câmara de combustão do motor. Ou seja, quanto mais alto o nível de pulverização, melhor será o desempenho do veículo.

 

Como explicam especialistas, o entupimento dos bicos é um dos grandes vilões (apesar de as peças serem autolimpantes). Isso ocorre, em grande parte, por causa de combustíveis de baixa qualidade, assim como também por problemas no filtros.

 

Desse modo, entender os sinais de que é hora de realizar a limpeza de bico injetor e de fazer os testes adicionais, é importante. Veja quais são os 5 sinais mais comuns:

 

 1. Excesso de fumaça

 

Quando os injetores não se encontram em condições adequadas, é comum que o veículo produza mais fumaça de o normal. Normalmente, de cor escura. Isso é causado pela má queima do combustível. Em momentos assim, é importante checar se existe a necessidade de limpeza de bico injetor.



2. Dificuldade de partida

 

Se você está tendo dificuldade em dar a partida do carro, possivelmente seja a hora de realizar a limpeza de bico injetor, assim como de fazer os testes adicionais. De acordo com profissionais, injetores entupidos causam a má distribuição de combustível, o que pode acarretar em problemas na hora da partida. Ocorre um desequilíbrio entre a percentagem de combustível e a presença de ar no motor.

 

3. Aumento do consumo de combustível

 

 Outro sinal bastante frequente de que está na hora de realizar a limpeza de bico injetor e fazer os testes adicionais, é o aumento do consumo de combustível. Em algumas ocasiões, a quilometragem feita com 1 litro, por exemplo, cai drasticamente. Isso ocorre por causa da restrição do fluxo de combustível, proveniente do entupimento dos injetores. 

 

 

4. Veículo fraco

 

Como dito antes, os injetores são responsáveis por pulverizar o combustível no motor. No entanto, em caso de entupimento, a taxa de combustível relacionada ao ar presente no motor fica afetada, o que provoca a queda de desempenho.

 

 

Ou seja, a mistura entre combustível e ar não ocorre de maneira equilibrada e eficiente. Desse modo, você perceberá que o veículo parecerá mais fraco, principalmente em acelerações. 

 

5. Falha do motor


A desproporcionalidade entre ar e combustível (causada por bicos entupidos) também é uma das responsáveis por causar falhas no motor. São comuns as falhas de ignição, a perda de potência, e dificuldade de aceleração.

 

Limpeza de bico injetor e testes adicionais: quando fazer

 

Caso você detecte algum dos sinais no seu carro, é hora de realizar a limpeza de bico injetor e fazer os testes adicionais. Quando? Quanto antes, melhor. Com isso, você evita que os problemas afetem outras partes do sistema, o que pode gerar grandes prejuízos.

 

Mais indicado: realize uma análise especializada

 

A melhor forma de saber se há a necessidade de se fazer a limpeza de bico injetor, é levando o veículo a locais especializados.

 

A modernidade do sistema de injeção eletrônica torna possível um diagnóstico preciso, realizado por meio do scanner automotivo. Se trata de um equipamento capaz de detectar os problemas no bico injetor de forma eficiente.

 

Dicas importantes

 

Luz no painel: os veículos possuem no painel uma luz que simboliza a injeção. Quando ela se acender, podem estar ocorrendo problemas no bico injetor.

 

Combustível de qualidade: para reduzir os riscos de problemas no bico injetor, é importante que você utilize sempre um combustível de qualidade, como o aditivado. Procure, ainda, abastecer sempre no mesmo posto.

 

Filtros: também fique de olho no filtro, que pode estar velho e já não ser mais capaz de reter os poluentes do combustível.

 

 

 Para finalizar, vamos deixar um artigo para você acessar, casso possua dúvidas sobre limpeza de bico injetor:

 

Como identificar problemas no bico injetor

 

 

Se precisar de nossos serviços  é só clicando no link  48 9 8815 3048 (WhatsApp).

Ou agende um atendimento.

 

logo amplexo diesel