Também conhecido como líquido de arrefecimento, o fluído do radiador tem função muito importante no funcionamento do motor. Como?

É o fluido do radiador o responsável por manter a temperatura ideal do motor do carro, o que evita que outros componentes derretam e causem danos de grande monta ao proprietário.

Desse modo, prestar atenção no fluido é de extrema importância para evitar danos e também para aumentar a vida útil do motor.

Como funciona o fluido do radiador

Quando ligado, o motor do carro produz muito calor. Grande parte desse aquecimento ocorre por causa da combustão do combustível, responsável por fazer o veículo andar.

O calor gerado, por sua vez, precisa ser controlado para que não passe da casa dos 90 graus Celsius. Do contrário, como dito antes, muitas peças (como o cabeçote) podem derreter e gerar muitos danos.

Essa é a função do fluido do radiador, ou seja, garantir que o motor trabalhe dentro da temperatura ideal e evitar que o “motor ferva”. Como?

O fluido do radiador é um líquido composto por água desmineralizada (50%) e por aditivo a base de etileno glicol (outros 50%). A mistura circula pelas partes internas do motor e garante o resfriamento do propulsor. Depois de circular, o fluido retorna quente ao radiador, que transfere o calor para o ar.

O sistema de arrefecimento é composto por radiador, bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, sensores de temperatura e vaso expansor.

Importante

Caso o radiador deixe de funcionar corretamente, o veículo apresentará aumento no consumo de combustível, assim como emitirá mais poluentes.

Líquido de arrefecimento

O fluído de radiador é o líquido responsável por manter a temperatura ideal do motor

A importância de controlar o fluido do radiador

Como se pode perceber, o fluido do radiador tem função vital para manter a temperatura ideal do motor. Desse modo, é preciso tomar cuidados periódicos para garantir que o líquido esteja em condições correta.

Como controlar a qualidade do fluido do radiador?

Normalmente, as montadoras indicam que a troca deva ocorrer a cada 12 meses (ou 30 mil quilômetros). Por isso, é importante ficar atento às especificações do fabricante do seu veículo.

Além disso, fique de olho no medidor de temperatura que está no painel do carro. Caso ele se aproxime do sinal vermelho, leve o veículo a uma oficina.

Posso trocar em casa ou no posto?

Não é o mais indicado, afirmam profissionais. Caso a mistura não esteja de acordo (50% de água desmineralizada e 50% de por aditivo a base de etileno glicol), podem ocorrer problemas sérios no sistema de resfriamento. Além disso, é preciso estar de olho no tipo de fluido utilizado no carro.

Posso completar o fluido do radiador?

Como explicam especialistas, o sistema de arrefecimento do motor é todo fechado. Ou seja, o nível do fluido do radiador não deve baixar. Caso isso esteja ocorrendo, pode ser um sinal de vazamento.

Sendo assim, o mais indicado é levar o veículo a uma oficina, ao invés de completar o fluido do radiador.

E completar com água da torneira em casos de urgência?

Também não é indicado. Como dito antes, o fluido do radiador é composto por líquidos especiais, como água desmineralizada. Desse modo, se você completar com água da torneira, muito possivelmente terá problemas.

O que fazer em caso de anormalidades?

O mais indicado é levar o veículo a uma oficina especializada para fazer uma análise do fluido do radiador. Assim você garantirá que o motor funcione perfeitamente, o que evita riscos e gastos desnecessários.

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