Mesmo que você não seja um especialista em motores, possivelmente já tenha ouvido falar sobre o líquido de arrefecimento. Mas você sabe o que é e para que serve o fluido?
O líquido de arrefecimento faz parte do sistema responsável por manter o veículo dentro da temperatura ideal para o correto funcionamento, que é ao redor dos 90º Celsius. Resumindo, atua para evitar o superaquecimento do motor.
Vale destacar que a queima de combustível faz com que o motor do carro esquente bastante. Já o líquido, age para manter o propulsor frio e evitar que ocorra um derretimento de peças (como do cabeçote), o que poderia causar danos elevados e perigosos ao motor.
Como você pode ver, o líquido de arrefecimento possui um papel muito importante na manutenção da temperatura ideal do motor. Também evita danos a peças e elimina riscos ao veículo e aos usuários.
Além do líquido, o sistema também é composto do radiador, de mangueiras, da bomba de água, da ventoinha, do vaso de expansão e da válvula termostática.
O líquido de arrefecimento é um líquido composto por 50% de água desmineralizada e 50% por aditivo a base de etileno glicol. Ele percorre as partes internas do motor com direção ao radiador, porém, não entra em contato com a parte de combustão.
Quando chega radiador (de maneira quente), o líquido transfere o calor para o ar.
Tanto a água desmineralizada, como o aditivo, podem ser comprados de forma separada. Ainda há como comprar a mistura já pronta.
Sim, o líquido precisa ser trocado, mas não com tanta frequência. Normalmente, o fluido precisa ser substituído a cada 2,5 anos (é importante ler as especificações do fabricante).
Geralmente, um veículo utiliza entre 5 e nove litros de líquido de arrefecimento para dar conta do processo.
Não é indicado. É importante lembrar de novo que o líquido de arrefecimento é um composto entre água desmineralizada e aditivo. Sendo assim, caso não seja colocada a quantidade correta (seguindo as proporções), podem ocorrer danos ao motor.
Além disso, nunca complete o líquido de arrefecimento com água da torneira, pois ela pode ferver ou congelar.
De acordo com profissionais especializados, é importante que você verifique o nível do líquido de arrefecimento semanalmente. No entanto, faça isso quando o veículo já estiver frio (nunca com o motor ligado ou quando ainda estiver quente).
Você pode chegar o nível do líquido de arrefecimento sem ter que abrir o reservatório, que é transparente justamente por isso. Caso você note que o nível do fluido esteja abaixo da marcação indicada, leve o carro a uma oficina.
Normalmente, quando o sistema de arrefecimento está com problemas, o marcador de temperatura (que está no painel do veículo) se acende. Ainda pode haver vazamento de água (avermelhada ou azulada) no chão.
Como dito antes, quando você detectar algum problema com o líquido de arrefecimento (ou com o sistema), não faça a troca em casa e não complete com água comum.
Leve o veículo para uma oficina de confiança. Além da troca do fluído, os profissionais podem ainda realizar uma limpeza das peças do sistema.
Entre em contato com a Amplexo clicando no link 48 9 8815 3048 (WhatsApp).