Como se sabe, os freios estão entre os principais componentes de segurança do veículo. Diferentemente de alguns outros itens do carro, caso os freios falhem, os riscos de acidente são iminentes.

Desse modo, fazer a manutenção correta dos freios é fundamental e muito necessária. No entanto, como garantir que os freios funcionem perfeitamente? É o que vamos destacar em seguida.

Tipos de freios no Brasil

Como se sabe, os freios têm a função de parar o veículo. Já faz alguns anos que os freios ABS (que impedem o travamento das rodas) se tornaram obrigatórios em carros fabricados no Brasil. No entanto, são comuns há muito tempo na Europa, por exemplo.

Entretanto, a grande maioria dos veículos no país ainda é equipada com os chamados freio a disco (formados por discos e pastilhas) nas rodas da frente, e tambores nas rodas traseiras.

Manutenção dos freios

Fazer a manutenção dos freios é fundamental para garantir a segurança do condutor e ocupantes

Manutenção correta dos freios a disco

O sistema de freios conhecido como “a disco”, é formado por materiais de atrito, como pastilhas, disco, lonas e tambor. Sendo assim, para fazer a manutenção correta dos freios, é preciso estar de olho nos componentes.

O mesmo ocorre com o fluído de freio, líquido específico para sistemas hidráulicos, o qual permite o funcionamento do sistema de frenagem. Ou seja, o fluido transmite a força da frenagem para as pastilhas e lonas de freios.

De acordo com profissionais especializados, a manutenção correta dos freios envolve:

  • Verificação do fluido de freios deve ocorrer a cada 10 ou 12 mil quilômetros, ou a cada 12 meses. É importante
  • ver também o manual do fabricante;
  • Verificação das pastilhas a cada 15 mil quilômetros. Se a espessura estiver menor do que 5mm, deve ocorrer a troca;
  • Verificação da lona de freios a cada 25 mil quilômetros. É importante também checar as condições dos tambores;
  • Verificação dos discos deve ocorrer junto com a checagem das pastilhas;

Além disso, afirmam profissionais, caso você note que os freios comecem a fazer ruídos na hora da frenagem, é importante levar o veículo na oficina. Freios em condições adequadas não devem emitir sinais de ruídos.

Manutenção correta dos freios ABS

Como dito antes, os freios ABS se tornaram obrigatórios em carros novos fabricados no Brasil desde 2014. São considerados mais seguros que os freios a disco, pois evitam o travamento das rodas e as derrapagens. Ou seja, param o carro de maneira mais rápida e suavizam o processo de frenagem.

O ABS é conectado a um módulo que, por sua vez, tem sensores nas 4 rodas. Quando ocorre um problema em 1 das rodas (ou mais), uma luz se acende no painel do carro, indicando a necessidade de checagem.

É importante destacar que, quando ocorre problemas com o ABS, o carro não fica sem freios. Nesse momento, os freios normais (mecânicos) do veículo são ativados.

No entanto, é fundamental levar o veículo a uma oficina especializada para que o sistema ABS seja escaneado e a falha encontrada.

Importante

Mesmo que o sistema ABS não indique falhas, é importante fazer a manutenção correta dos freios do mesmo jeito. Assim como ocorre com os freios a disco, a checagem do fluído de freio deve ocorrer a cada 10 mil quilômetros.

Além disso, é importante verificar as condições dos freios ABS sempre que você realizar a checagem da suspensão ou a troca de pneus, por exemplo.

Resumindo

A manutenção correta dos freios (a disco ou ABS), além de segurança, também significa aumento da vida útil do veículo e a redução dos custos.

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