É bastante provável que você já tenha ouvido falar da correia dentada e saiba como a troca da peça é fundamental para se prevenir acidentes e evitar prejuízos elevados ao veículo.

A correia dentada é uma peça de extrema importância, a qual liga e sincroniza o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor. Com isso, faz com que as válvulas de admissão e de escapamento se abram e se fechem no momento exato.

Além disso, a correia dentada ainda mantém o sincronismo entre o virabrequim e comando de válvulas. Tal ação faz com que se transfira a força do motor para as rodas do veículo, assim como também se realize a entrada e a saída de gases no cilindro.

E se a correia dentada romper?

A correia dentada é um dos componentes mais importantes do veículo e a sua troca ajuda a prevenir acidentes. Por isso, ficar de olho é fundamental.

Desse modo, cabe destacar que o rompimento da correia dentada pode causar graves danos ao motor, assim como significar prejuízos altos ao bolso.

Isso porque a quebra faz com que ocorra um choque desordenado entre componentes internos, como pistões, válvulas, bielas e cabeçote. Os prejuízos são ainda maiores se o motor estiver em grande rotação no momento do rompimento (em arrancadas ou alta velocidade).

Correia dentada apresenta sinais antes de romper?

Esse é o principal problema, pois a correia dentada não apresenta sinais de problema antes de um possível rompimento. Não à toa, a correia dentada é conhecida como uma vilã silenciosa. Por isso a revisão constante é tão indicada por profissionais especializados. É vista como uma manutenção preventiva essencial.

correia dentada

A correia dentada é vista como uma vilã silenciosa. Por isso, fazer a manutenção preventiva é fundamental

Quando fazer a revisão da correia dentada?

De acordo com profissionais especializados, a revisão da correia dentada deve ser realizada a cada 10 mil quilômetros ou a cada 6 meses. Além disso, é importante também ver o ler manual do fabricante, pois o tempo e a quilometragem podem variar de acordo com a marca.

E a troca da correia dentada, quando deve ser feita?

Como dito antes, a troca da correia dentada ajuda e prevenir acidentes graves, os quais geram grandes danos a equipamentos associados, como pistões, válvulas, bielas e cabeçote.

Para que isso não ocorra, o ideal é que a correia dentada seja trocada a cada 50 mil quilômetros ou a cada 3 anos (caso não sejam percorridos os 50 mil km). O manual do fabricante também deve ser checado antes.

Onde trocar a correia dentada?

A correia dentada é um item visível no motor, podendo ser vista inclusive ao se abrir o capô do carro. No entanto, isso não quer dizer que a peça pode ser trocada em casa.

A troca da correia dentada necessita ser feita em mecânicas de confiança, já que são necessários ajustes para garantir que tudo esteja funcionando de maneira perfeita. Desse modo, você previne acidentes, assim como evita que danos ocorram ao motor do veículo.

Para finalizar, a dica é: preste muito atenção na correia dentada. Faça revisões regulares e realize a troca conforme indicado por profissionais.

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