Também conhecido como líquido de arrefecimento, o fluído do radiador tem função muito importante no funcionamento do motor. Como?
É o fluido do radiador o responsável por manter a temperatura ideal do motor do carro, o que evita que outros componentes derretam e causem danos de grande monta ao proprietário.
Desse modo, prestar atenção no fluido é de extrema importância para evitar danos e também para aumentar a vida útil do motor.
Quando ligado, o motor do carro produz muito calor. Grande parte desse aquecimento ocorre por causa da combustão do combustível, responsável por fazer o veículo andar.
O calor gerado, por sua vez, precisa ser controlado para que não passe da casa dos 90 graus Celsius. Do contrário, como dito antes, muitas peças (como o cabeçote) podem derreter e gerar muitos danos.
Essa é a função do fluido do radiador, ou seja, garantir que o motor trabalhe dentro da temperatura ideal e evitar que o “motor ferva”. Como?
O fluido do radiador é um líquido composto por água desmineralizada (50%) e por aditivo a base de etileno glicol (outros 50%). A mistura circula pelas partes internas do motor e garante o resfriamento do propulsor. Depois de circular, o fluido retorna quente ao radiador, que transfere o calor para o ar.
O sistema de arrefecimento é composto por radiador, bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, sensores de temperatura e vaso expansor.
Caso o radiador deixe de funcionar corretamente, o veículo apresentará aumento no consumo de combustível, assim como emitirá mais poluentes.
Como se pode perceber, o fluido do radiador tem função vital para manter a temperatura ideal do motor. Desse modo, é preciso tomar cuidados periódicos para garantir que o líquido esteja em condições correta.
Normalmente, as montadoras indicam que a troca deva ocorrer a cada 12 meses (ou 30 mil quilômetros). Por isso, é importante ficar atento às especificações do fabricante do seu veículo.
Além disso, fique de olho no medidor de temperatura que está no painel do carro. Caso ele se aproxime do sinal vermelho, leve o veículo a uma oficina.
Não é o mais indicado, afirmam profissionais. Caso a mistura não esteja de acordo (50% de água desmineralizada e 50% de por aditivo a base de etileno glicol), podem ocorrer problemas sérios no sistema de resfriamento. Além disso, é preciso estar de olho no tipo de fluido utilizado no carro.
Como explicam especialistas, o sistema de arrefecimento do motor é todo fechado. Ou seja, o nível do fluido do radiador não deve baixar. Caso isso esteja ocorrendo, pode ser um sinal de vazamento.
Sendo assim, o mais indicado é levar o veículo a uma oficina, ao invés de completar o fluido do radiador.
Também não é indicado. Como dito antes, o fluido do radiador é composto por líquidos especiais, como água desmineralizada. Desse modo, se você completar com água da torneira, muito possivelmente terá problemas.
O mais indicado é levar o veículo a uma oficina especializada para fazer uma análise do fluido do radiador. Assim você garantirá que o motor funcione perfeitamente, o que evita riscos e gastos desnecessários.
Entre em contato com a Amplexo clicando no link 48 9 8815 3048 (WhatsApp).