Destacado pela eficiência, pelo baixo custo e ainda pela alta performance, o gerador a diesel é muito utilizado no Brasil. Isso devido às vantagens que apresenta diante de modelos movidos a gás ou à gasolina.
O emprego do gerador a diesel é bastante comum em situações nas quais se deseja o fornecimento contínuo e ininterrupto de energia, como: hospitais, supermercados, eventos e obras de grande porte.
Porém, assim como ocorre com outros outros motores a diesel, o gerador a diesel necessita de cuidados com bicos e bomba de injeção.
Apesar de serem questões simples do dia a dia, os cuidados com bicos e bomba de injeção do gerador necessitam ser constantes. Do contrário, problemas podem ocorrer.
Por isso, é preciso que você esteja ciente para os sinais de mau funcionamento que podem aparecer. Desse modo, saberá como agir para evitar que o gerador a diesel sofra com desgastes e danos.
Como se sabe, bicos e bomba de injeção têm como finalidade mover o combustível do tanque até o sistema de alimentação do motor. Porém, quando isso não ocorre dentro da pressão esperada, o motor pode sofrer para funcionar.
Além disso, cabe destacar que os motores com injeção costumam ser sensíveis à pressão e ao volume do combustível (diesel, no caso do gerador). Desse modo, caso os níveis estejam baixos, problemas podem ocorrer, como:
Em casos graves, tais problemas podem até mesmo impedir o funcionamento do equipamento.
Mas, quais são os cuidados com bicos e bombas de injeção no gerador a diesel? Como dito antes, apesar de simples, os cuidados devem ser tomados de maneira cotidiana.
Apesar de os bicos injetores serem autolimpantes, podem ocorrer problemas de entupimento. Como? Normalmente, situações assim estão relacionadas ao diesel de baixa qualidade.
Sendo assim, é fundamental que você conheça a procedência do combustível que está abastecendo o gerador a diesel. Quanto melhor a qualidade, menores a chances de ocorrerem problemas com o bicos e a bomba de injeção.
Também fique de olho no filtro. Quanto mais velho, menores as chances de o filtro reter os poluentes do diesel. Isso pode acarretar no entupimento dos bicos e afetar no desempenho do gerador a diesel.
E não se esqueça do desgaste natural que ocorre com os bicos e bomba de injeção, o que pode ser o causador de problemas. Fique de olho no manual do fabricante!
Caso você detecte alguma (ou mais de uma) das anormalidades destacadas anteriormente, entre em contato com um especialista para que haja uma revisão do gerador a diesel. Do contrário, os danos podem se tornar maiores e gerar grandes perdas financeiras.
Além disso, realize a manutenção preventiva do gerador a diesel, o que inclui cuidados com bicos e bomba de injeção. A limpeza e a revisão com ferramentas adequadas ajudam no aumento da vida útil e na produtividade do gerador.
Lembre-se de que o gerador a diesel se destaca por ser mais potente e de manutenção mais econômica (além de ciclo de vida maior) quando comparado ao gerador a gasolina ou a gás. Entretanto, é fundamental que ocorram cuidados com bicos e bomba de injeção para que o funcionamento seja satisfatório.
Entre em contato com a Amplexo clicando no link 48 9 8815 3048 (WhatsApp).