Apesar de a injeção eletrônica ter ganhado espaço nos Estados Unidos ainda no início da década de 80, ela demorou um pouco para chegar no Brasil. Foi somente em 89 quando entrou no mercado nacional o famoso Gol GTI, primeiro veículo brasileiro a fazer uso do sistema de injeção eletrônica de combustível.
Porém, desde então, o sistema de injeção eletrônica se popularizou e caiu no gosto não somente de consumidores, como também de profissionais especializados em mecânica.
No entanto, há apaixonados por carro que ainda preferem o sistema de injeção comum de combustível, que faz uso de carburador. Por isso, dúvidas continuam e algumas perguntas são frequentes. Afinal, qual sistema é melhor? eletrônica ou comum? Qual o menos custoso?
Para saber qual sistema é melhor, de injeção eletrônica ou de injeção comum, se faz necessário destacar algumas características fundamentais de ambos.
Assim, fica mais fácil entender e fazer a diferenciação entre os 2 sistemas, Dá uma olhada no pontos de cada um que separados a seguir para você.
O sistema de injeção comum, com base no carburador, tem relevância histórica. Vale lembrar que por quase 1 século os veículos fizeram uso do carburador para alimentar os motores.
Nesse período, o sistema de injeção comum passou por muitas mudanças tecnológicas. Algumas até mesmo incluíram dispositivos eletrônicos no carburador (o chamado carburador eletrônico).
Entretanto, a verdade é que as vantagens do sistema de injeção comum eram praticamente inexistentes diante do sistema eletrônica.
Apesar de alguns destacarem que a injeção comum possui manutenção mais barata, a verdade é que o sistema também consome mais combustível e necessita de cuidados periódicos. Ou seja, a relação custo-benefício não é vantajosa.
Para quem não lembra, levar o carro a uma oficina para fazer a regulagem do sistema de injeção comum era algo rotineiro. Até um nome popular existia para isso: “afinar o carburador” para evitar que o carro “morresse ou engasgasse”.
As mudanças tecnológicas no sistema de injeção foram tantas que chegaram ao que se conhece hoje: a popular injeção eletrônica.
A verdade é que, quando comparada ao sistema de injeção comum, a eletrônica somente apresenta vantagens, a começar pelo controle preciso que faz de todo o sistema. Para resumir, este sistema de injeção permite que o motor funcione perfeitamente.
Ou seja, apesar de haver quem defenda o sistema comum de injeção, a verdade é que o sistema eletrônico apresenta avanços que beneficiam a todos: motoristas e mecânicos.
Assim como a injeção eletrônica digitaliza o sistema para o veículo, também o digitaliza para os profissionais de mecânica.
Isso porque com o uso do scanner automotivo, o profissional consegue realizar um diagnóstico preciso sobre falhas no motor e apontar a solução. Com isso, se reduzem o tempo de manutenção, os gastos e os danos, além de se aumentar a vida útil do motor.
Para finalizar, este sistema de injeção significa a evolução dos componentes, o que beneficia motores, mecânicos e, principalmente, motoristas.
Porém, é preciso ficar atento: como há um número menor de carros com injeção mecânica circulando pelas ruas nos dias atuais, há também um menor número de profissionais especializados no sistema.
Desse modo, é fundamental que você procure por uma oficina de confiança quando for tratar de questões relacionadas ao seu carro com injeção diesel.
Localizada na cidade de São José, a Amplexo Diesel é uma empresa especializada em injeção mecânica, a qual atende toda a Grande Florianópolis, como: a capital, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Governador Celso Ramos e Antônio Carlos.
Especialistas da Amplexo Diesel explicam que a regulagem correta do sistema de injeção diesel, entre outros benefícios, ajuda na redução do consumo de combustível. Ainda auxilia para o aumento da vida útil do veículo.
No caso da Amplexo, a empresa conta com um quadro de profissionais experientes e capazes de lidar com todas as necessidades que um motor com injeção diesel pede.
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