Veículos com motor a diesel são mais econômicos, têm maior capacidade de aceleração e poluem menos. Não à toa, são os preferidos de muita gente.

No entanto, ao contrário do que ocorre no restante do mundo, há limitações para os motores a diesel no Brasil. Isso faz com que o número de carros com injeção eletrônica diesel seja menor.

Para ser mais exato, motores a diesel no Brasil somente são permitidos para veículos de carga, de transporte coletivo ou que sejam utilizados fora de estrada e tenham mais de 1 tonelada de capacidade de carga.

Cuidados e benefícios

Como dito acima, os carros com motores a diesel apresentam vantagens, principalmente quando comparados aos movidos a gasolina, por exemplo. São mais robustos, duram mais e consomem menos. Na Europa, por exemplo, um carro de passeio movido a diesel chega a ultrapassar os 25 quilômetros por litro.

Porém, precisam de cuidados especiais, principalmente quando se refere à injeção eletrônica diesel. Isso por se tratar de um componente de alta tecnologia e que tem função vital no funcionamento do veículo.

injeção eletrônica

O scanner automotivo é uma das vantagens apresentadas pelo sistema de injeção eletrônica

Atenção à injeção eletrônica diesel

> Manter a compressão ideal do motor

Manter a compressão ideal do motor é importante para garantir o perfeito funcionamento da injeção eletrônica diesel. Veículos movidos a gasolina e etanol têm taxa de compressão entre 8 a 11:1. Já os que utilizam diesel, precisam de uma compressão entre 16 a 24:1 para funcionar normalmente.

> Revisar o veículo periodicamente

A revisão de veículos com injeção eletrônica diesel tende a ser mais complexa, por isso é importante que você fique sempre atento aos prazos. Assim você consegue aproveitar todas as vantagens que o motor oferece e evita gastos desnecessários.

> Não atrase a troca dos filtros

Os motores com injeção eletrônica diesel funcionam perfeitamente quando os filtros estão em condições adequadas. Fique atento: ao contrário dos carros convencionais, os movidos a diesel precisam que a troca ocorra com menor quilometragem.

Normalmente a cada 5 mil. Isso pelo fato de o diesel ser mais “pesado” que a gasolina e o etanol, e concentrar mais enxofre, o que sobrecarrega os filtros mais rapidamente.

> Troque o óleo de acordo com instruções

Quer evitar problemas com a injeção eletrônica diesel? Então siga a instruções do fabricante na hora de trocar o óleo. Conforme profissionais, é importante ficar atento às especificações de fábrica e não usar lubrificantes não indicados. Lembre-se: o barato pode sair caro!

> Somente abasteça em locais de confiança

Pode parecer besteira, mas abastecer em locais de confiança ajuda muito para manter a qualidade da injeção eletrônica diesel. Com isso, fica mais fácil você manter o controle e saber quando ocorre algo de errado com o carro.

Injeção eletrônica diesel: fique atento

É importante ainda que você fique atento a sinais que podem apontar para problemas na injeção eletrônica diesel.

Quando algo não está bem, é comum que o veículo apresente:

  • Baixo rendimento
  • Motor com pouca potência
  • Marcha lenta fique irregular

Se isso ocorrer, é importante que você leve o carro a uma oficina especializada para checar a injeção eletrônica diesel.

Além disso, fique de olho no painel do carro, já que uma luz de alerta pode se acender quando houver irregularidades com a injeção eletrônica diesel. Por meio de scanners automotivos, profissionais podem detectar e solucionar a anomalia, evitando, assim, gastos desnecessários e aumentando a vida útil do motor.

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