Veículos com motor a diesel são os preferidos de muitos motoristas, o que é compreensível. Além de ser mais econômico, quando comparado à gasolina, o motor a diesel oferece uma capacidade maior de aceleração.

Ou seja, o custo-benefício do motor a diesel vale a pena. Só para se ter uma ideia, alguns modelos médios na Europa chegam a rodar entre 25 e 30 quilômetros com um único litro de diesel.

No entanto, no Brasil, o motor a diesel somente é permitido para veículos de carga, de transporte coletivo ou que sejam utilizados fora de estrada e tenham mais de 1 tonelada de capacidade de carga. É o caso de SVs, caminhetes e vans, por exemplo.

Cuidados com o motor a diesel

Além de serem mais econômicos, carros com motor a diesel também apresentam outras vantagens, como:

  • Maior durabilidade;
  • Tecnologia mais moderna;
  • Poluem menos;
  • Mais esportivos;

No entanto, o motor a diesel precisa de cuidados para que ofereça as vantagens que se propõe. Veja abaixo 5 cuidados que você deve tomar em casos de SV’s, caminhonetes e vans.

1. Faça revisões periódicas

Motores a diesel

Motores a diesel apresentam diversas vantagens, mas precisam de atenção

Para que o motor a diesel ofereça as vantagens às quais se propõe, é fundamental que você faça as revisões periódicas. Veículos com motor a diesel costumam ser mais caros que os convencionais. Desse modo, mantê-los em condições adequadas é um ponto chave para o melhor desempenho e evitar prejuízos financeiros elevados.

2.Troque os filtros de óleo dentro do tempo

Ao contrário do que ocorre com carros a gasolina, quando a troca dos filtros de óleo normalmente ocorre a cada 10 mil quilômetros, o veículo movido a diesel requer a troca antes.

De acordo com profissionais, a troca dos filtros de SV’s, caminhonetes e vans deve ocorrer a cada 5 mil quilômetros (o que pode variar de acordo com o modelo). O diesel é um combustível mais “pesado” e com uma maior concentração de enxofre, o que sobrecarrega os filtros mais rapidamente.

3.Limpeza do purificador de ar

Veículos com motor a diesel exigem uma limpeza semanal do purificador de ar. No entanto, é importante que você evite o uso de compressores a ar para limpá-lo.

Isso porque o compressor pode expelir água durante o processo e danificar o filtro de ar (que é feito de papel). Desse modo, o mais indicado é que você retire o filtro e o bata no chão mesmo, porém, com cuidado e na parte onde tem a borracha (que evita danos).

4.Abasteça em locais de confiança

Se você tem um veículo a diesel, é fundamental que tenha cuidados na hora de abastecer. Uma dica é que você tente abastecer sempre no mesmo posto e que faça um controle de quilometragem.

Ou seja, na hora de abastecer, peça para o responsável do local preencher a quilometragem do veículo. Assim você terá um maior controle e terá como reclamar no caso de ter problemas com um diesel contaminado.

5.Troca de óleo de acordo com indicação do fabricante

Lembre-se do ditado: o barato pode sair caro. Isso também ocorre com veículos movidos a motor a diesel. De acordo com especialistas, é fundamental que você siga as especificações do fabricante na hora de realizar a troca do óleo lubrificante.

Para profissionais, a economia de R$ 10,00 ou R$ 20,00, por exemplo, pode significar grandes prejuízos. Isso porque um lubrificante não indicado pode danificar o motor e diminuir a sua vida útil.

Como você pode ver, veículos com motor a diesel apresentam muitas vantagens. No entanto, é preciso que cuidados cotidianos sejam tomados, o quais aumentam a vida útil do motor.

Entre em contato com a Amplexo clicando no link  48 9 8815 3048 (WhatsApp).

Ou agende um atendimento.