A bomba de combustível tem papel fundamental no funcionamento do veículo, afinal, é o componente responsável por deslocar o combustível do tanque ao sistema de alimentação do motor.
Ou seja, fica imersa e tem como função aspirar o combustível do fundo do tanque e impulsioná-lo (bombear) aos bicos injetores.
Devido à popularização do sistema eletrônico de injeção, as bombas mais comuns presentes hoje no mercado são as elétricas. Apesar disso, bombas mecânicas ainda existem.
A bomba suga o combustível do tanque e o envia para os bicos injetores (que pulverizam o combustível no motor de combustão). Ou seja, caso ocorram problemas na bomba de combustível, o veículo sofre as consequências e outros componentes podem ser danificados.
A seguir, destacamos alguns dos sinais mais comuns que se apresentam quando há problemas na bomba de combustível. Dá uma olhada!
Caso a pressão da bomba de combustível esteja irregular (baixa), é comum que o veículo apresente falhas constantes. Isso ocorre porque o motor não recebe a quantidade correta de combustível, o que compromete a potência.
Além disso, é possível que o carro também morra em algumas situações justamente pelo fato do baixo nível de combustível.
Se você gira a chave e o motor não pega, fique atento, pois pode ser que a bomba de combustível esteja com problemas sérios ou já nem funcione mais. É comum que você até ouça o barulho da ignição. No entanto, o motor não reage, já que não recebe o combustível para a queima.
Quando há problemas na bomba de combustível, é comum também que o veículo apresente falta de potência, principalmente em 2 situações: em subidas ou quando o carro estiver carregado demais. Ou seja, o funcionamento mostra irregularidades quando quando o motor é exigido acima do normal.
Quando há problemas na bomba de combustível, o motor também começa a apresentar falhas em alta velocidade, como “engasgar” com certa frequência. Isso ocorre porque a bomba não consegue manter a pressão exigida pelo motor em alta velocidade.
Quando você notar que há problemas na bomba de combustível (como os destacados acima), o mais indicado é que leve o veículo a uma oficina especializada.
Cabe destacar que se você continuar rodando com a bomba defeituosa, o problema pode se estender a outros componentes, como: bicos injetores. A consequência será mais custos de manutenção ou prejuízos elevados.
Ao contrário do que ocorre com outros componentes, a bomba de combustível não é trocada de acordo com a quilometragem do veículo. Isso faz com que a manutenção preventiva se torne ainda mais importante para evitar danos ao motor.
De acordo com profissionais especializados, para aumentar a vida útil da bomba, é importante que você faça a substituição periódica dos filtros de combustível. Isso normalmente deve ocorrer a cada 15 mil quilômetros rodados. No momento, já pode aproveitar para checar o estado da bomba.
Entre em contato com a Amplexo clicando no link 48 9 8815 3048 (WhatsApp).