O amortecedor é uma das peças mais importantes do carro, pois além de garantir a vida útil de outros componentes, também garante a segurança e o conforto do condutor.

Desse modo, saber a hora de trocar o amortecedor do carro é muito importante. Apesar disso, tal necessidade nem sempre se percebe no cotidiano.

No entanto, você sabia que carro começa a dar sinais que indicam a hora de trocar do amortecedor? É o que destacamos abaixo. Dá uma olhada.

trocar o amortecedor

Fique de olho, pois realizar a trocar o amortecedor é fundamental

A função do amortecedor do carro

Como você já deve ter percebido, a suspensão do é composta por molas, as quais se comprimem e se expandem de acordo com a ação do carro. Ou seja, é a mola o item que sustenta a altura ideal do veículo.

Já o amortecedor é responsável por garantir que a compressão e expansão das molas não ocorra de maneira brusca, o que pode oferecer riscos ao condutor. Resumindo, o amortecedor amacia e alivia a ação das molas.

Quando a ação das molas deixa de ser aliviada, é sinal de que você precisa trocar o amortecedor do carro.

Quando trocar o amortecedor do carro?

Normalmente, os manuais dos veículos indicam para a necessidade de trocar do amortecedor o carro a cada 40 ou 50 mil quilômetros rodados.

No entanto, profissionais especializados explicam que é preciso ficar atento também ao terreno frequentando pelo carro. Ou seja, veículos que rodam sobre pisos esburacados e estradas não asfaltadas, por exemplo, podem necessitar a troca antes do que o indicado.

Sinais que indicam a necessidade de troca

Além disso, destacam os profissionais, é preciso ainda prestar atenção a alguns sinais dados pelo veículo, os quais podem indicar a necessidade de trocar o amortecedor. Veja alguns exemplos:

  • Falta de estabilidade: o carro perde a estabilidade durante o desvio de trajetória, como a troca de pista em ultrapassagens;
  • Movimentos bruscos em freadas: quando o amortecedor está velho, é comum que o veículo comece a apresentar movimentos mais bruscos diante de freadas ou desacelerações;
  • Carro quica mais: você percebe que o veículo quica mais quando passa por buracos ou lombadas, por exemplo. Ou seja, o sistema de amortecimento já atua pouco.

Testes para saber se é preciso trocar o amortecedor

Além dos sinais destacados acima, você também pode fazer um teste em casa para saber se precisa trocar o amortecedor do carro.

A dica é que você empurre para baixo (de maneira individual) cada um dos 4 cantos do carro. A tendência é que o veículo retorne ao patamar correto e estabilize. Ou seja, a mola se comprime, volta e para de balançar.

No entanto, se você notar que o veículo continua balançando por pelo menos mais um ciclo, é sinal de que o amortecedor está com problema.

> Com o veículo no alto

Outra maneira de verificar problemas é com o carro no alto, como durante a troca de óleo, por exemplo.

Caso você detecte óleo sobre a peça, é sinal de que está na hora de trocar o amortecedor. Isso porque o amortecedor tende a vazar o lubrificante interno quando está no fim de sua vida útil.

Caso você note algum dos sinais acima ou já tenha percorrido a quilometragem indicada, leve o carro a uma oficina mecânica. Assim você terá a certeza se existe ou não a necessidade de trocar o amortecedor o carro, o que garante a sua segurança e conforto.

Em caso de dúvidas, leve numa oficina de sua confiança,  ou entre em contato para uma CONSULTORIA GRATUITA pelo nosso WhatsApp clicando no link  48 9 8815 3048 (WhatsApp).