Algumas pessoas ainda acreditam que não há problema em atrasar a troca de óleo do veículo. Que um carro que fez 10 mil quilômetros com o mesmo óleo, pode fazer 11, 12 mil. Afinal, isso é indicado? Há problema em prorrogar a troca de óleo?
De acordo com profissionais especializados, tal ação não é indicada e
pode causar sérios danos aos componentes do motor. Qual o resultado disso? Aumento do custo de manutenção e dores de cabeça.
Realizar a troca de óleo conforme o indicado é fundamental para aumentar a vida útil do motor
A função do óleo
Profissionais explicam que manter o óleo em dia é fundamental para garantir o bom estado do motor e também para o aumento da vida útil dos componentes. Entre as principais funções do óleo, estão:
- Diminuir os atritos entre os componentes e evitar desgastes prematuros;
- Refrigerar o motor, absorvendo o calor que ocorre durante o atrito das peças;
- Transportar os resíduos líquidos e sólidos para o filtro, onde são retidos;
- Formar uma camada protetora sobre os componentes, o que evita a corrosão;
E quando não é realizada a troca de óleo?
Como se pode ver, o óleo tem função muito importante na hora de manter o bom estado das peças que compõem o motor.
Desse modo, quando a troca de óleo não é feita dentro do período determinado, os riscos crescem e os seguintes problemas podem ocorrer, como:
- Desgaste das peças;
- Aumento do consumo de combustível;
- Perda de desempenho;
- Saturação dos filtros;
- Oxidação da bomba e dos bicos injetores;
- Redução da vida útil do motor;
No caso de máquinas e equipamentos, a troca de óleo tardia pode comprometer significativamente também a produtividade. Isso porque a contaminação faz com que ocorram falhas, o que pode fazer com que as máquinas fiquem paradas.
Quando fazer a troca de óleo?
Como você pode ver, realizar a troca de óleo é de extrema importância e gera somente benefícios ao motor, além de reduzir possíveis gastos desnecessários.
Desse modo, é importante ficar atento aos prazos indicados. Normalmente, a troca de óleo ocorre a cada 10 mil quilômetros ou cada 6 meses (mesmo se o veículo não atingiu a quilometragem total). No entanto, é preciso levar em consideração também o que diz o manual do veículo.
> Importante
Apesar de a troca de óleo levar em consideração a quilometragem percorrida (ou o tempo de 6 meses), é importante ficar atento a algumas situações, como engarrafamentos.
Isso porque, na verdade, o desgaste do óleo deveria
levar em consideração as horas trabalhadas do motor. Sendo assim, mesmo que o veículo percorra poucos quilômetros (o que é normal em engarrafamentos), o motor está trabalhando e utilizando o óleo.
Sendo assim, dizem especialistas, é importante prestar atenção nas situações pelas quais passa o veículo. Assim fica mais fácil saber quando é necessária a troca de óleo.
Onde realizar a troca de óleo?
O indicado por profissionais é realizar a troca em oficinas especializadas, as quais também fazem o descarte correto do óleo usado.
Qual o óleo mais indicado?
O óleo mais recomendado para o seu veículo é aquele indicado pela montadora. Desse modo, seguir a recomendação do fabricante é importante.
Como você pode ver, realizar do lubrificante é garantir que o veículo continue funcionando em perfeitas condições. Além disso, a correta troca de óleo também evita dores de cabeça, como o aumento do custo de manutenção.
Ficou na dúvida ?
Entre em contato com a Amplexo clicando no link
48 9 8815 3048 (WhatsApp).
Ou
agende um atendimento.